Como fortalecer o relacionamento com os clientes para garantir um fluxo constante de pedidos

Autor: Michel Torres, Marketing Online, 03 Nov 2020

Se você tem um negócio online, já sabe que o relacionamento que constrói com os usuários não precisa terminar depois que o pedido for concluído. Pelo contrário, o primeiro pedido pode ser uma estratégia em si, sobre a qual lançar as bases de um relacionamento de longo prazo para reter clientes.

Como um relacionamento significativo com os clientes pode ser facilmente mantido? Um simples "obrigado" pode ter um impacto com resultados visíveis. Na maioria das vezes, a gratidão ajuda os consumidores a gastar mais, desde que seja encontrado o equilíbrio entre profissionalismo e vínculo pessoal.

Quando você deseja oferecer mais do que seus concorrentes, a conexão emocional pode ser a âncora que manterá com sua empresa aqueles por quem você demonstrou gratidão no passado. Principalmente porque a indiferença leva inevitavelmente à ruptura das relações, como nos mostra este estudo: 68% dos clientes optam por romper o contato com uma marca por causa da indiferença percebida.

Antes de definir uma estratégia de fidelidade, você precisa saber que tipo de cliente irá abordar e em que ocasião:

  • para um novo cliente
  • para um cliente já fiel
  • para um cliente que fez uma reclamação
  • na ocasião das férias
  • por ocasião do aniversário de cada cliente
7 maneiras de agradecer aos clientes e criar um relacionamento de longa duração com eles

Vamos ver juntos como seus clientes podem descobrir o rosto humano por trás de sua loja MerchantPro.

1. Mensagens de Agradecimento

Talvez uma das ferramentas de marketing mais utilizadas, as mensagens escritas são indispensáveis ​​quando se trata de comunicação pessoal com os clientes. O texto de agradecimento pode ser curto ou longo, sério ou engraçado e pode ser enriquecido com links para fácil acesso à conta do usuário ou a produtos semelhantes / complementares aos já encomendados ou escolhidos como favoritos.

Normalmente, as mensagens de agradecimento podem ser enviadas na forma de e-mail ou SMS, dependendo da situação.

Por exemplo, o e-mail é apropriado quando um usuário:

  • Criou uma nova conta;
  • Inscrito no boletim informativo;
  • Ele publicou uma revisão;
  • Ele enviou um pedido.

Use o aplicativo do MerchantPro para enviar automaticamente essas mensagens. Existe também a opção de inserir automaticamente o nome de cliente, de forma a dirigir-se diretamente a ele, além de muitas outras funcionalidades que pode adaptar de acordo com as suas necessidades.

As mensagens SMS são frequentemente utilizadas no dia do aniversário do cliente, para o agradecer e oferecer um desconto pela ocasião, ou se o cliente já participou em determinadas campanhas especiais e pretende enviar uma mensagem relacionada a elas.

2. Programa de Fidelidade

Desenvolva uma estratégia de marketing que inclua um bom Programa de Fidelidade. Recompensá-los por determinadas ações realizadas na loja irá ajudar você a construir relacionamentos de longo prazo seus clientes.

Os clientes fiéis estão dispostos a gastar mais e solicitar mais produtos de sua loja favorita. Além disso, está comprovado que o marketing boca a boca é uma estratégia eficaz para promover o seu programa de fidelização, caso esteja satisfeito com os produtos, preços e serviços recebidos.

3. Cupons de Desconto

Esses descontos, também conhecidos como vouchers-presente, costumam ter a forma de códigos que podem ser inseridos no carrinho de compras, para que o usuário possa se beneficiar de um desconto. Enviar presentes como forma de agradecimento incentiva os clientes a voltarem à loja.

Podem ser enviados juntamente com o e-mail de agradecimento e o desconto pode assumir várias formas: um montante fixo ou percentual, aplicável indefinidamente ou com data de validade, para criar um sentido de urgência.

Os vales-presente podem ser um forte motivador para os consumidores interagirem com sua marca, principalmente se também forem oferecidos nas redes sociais, onde as pessoas interagem com muito mais facilidade.

4. Produtos ou serviços gratuitos

A ideia de oferecer produtos ou serviços gratuitos pode ser assustadora no início. Isso é um custo e você se pergunta se valeria a pena tanto esforço financeiro. Mas, bem pensada, essa estratégia pode gerar um lucro maior, dependendo do tipo de produtos e custos envolvidos.

Por exemplo, na seguinte ordem, junto com uma mensagem de agradecimento por escrito, você pode envir para seus clientes:

  • Amostras grátis. Apresente aos clientes novos tipos de produtos que você tem em estoque e ajude-os a explorar novas alternativas. Diferentes sabores para cosméticos, produtos para o cuidado do couro ou um livreto de uma série de histórias infantis ... esses são apenas alguns exemplos nos quais você pode se inspirar.
  • Serviços gratuitos. Muitas vezes acontece que os produtos que você vende precisam de manutenção ou substituição de componentes. Os serviços podem ser facilmente oferecidos como uma recompensa gratuita, como um agradecimento pelos produtos encomendados. Outros serviços que não envolvem um custo alto são o frete grátis no próximo pedido ou a embalagem gratuita de um presente.

5. Presentes especiais para clientes

Um "obrigado" pode ser enviado aos clientes, mesmo na forma física. Quanta alegria você pode trazer ao rosto deles ao encontrar uma surpresa na embalagem, ao abrir a embalagem. Dependendo de quanto dinheiro você espera gastar na loja, existem várias alternativas:

  • Mercadoria - produtos úteis que têm a logomarca de sua loja impressa ajudam a fortalecer a marca na memória do usuário.
  • Presentes - sim, pode parecer um pouco incomum, mas um presente, como uma flor, pode abrir muitas oportunidades de reciprocidade.

6. Responda a comentários e perguntas

Os clientes têm dúvidas? Faça uma lista das perguntas mais comuns e responda-as em uma página de perguntas mais frequentes dedicada. Muitas vezes você pode descobrir o que eles precisam diretamente nos comentários deixados nas páginas dos produtos ou nas redes sociais, bem como coletando as avaliações produzidas após o envio ou entrega das embalagens.

Peça aos compradores que deixem análises e comentários de produtos, lembrando-os em um e-mail de fazê-lo, e então diga a eles que você considerou sua opinião. Isso mostra aos usuários que você é proativo e se esforça para melhorar a experiência direta com sua loja.

Também responde aos comentários deixados na loja ou nas redes sociais, dando igual importância às mensagens positivas e negativas. Todas as mensagens recebidas irão ajudá-lo a melhorar a sua relação com os clientes e isso impacta positivamente em seu negócio.

7. Apoie as comunidades

Todos nós tentamos estar mais conscientes do meio ambiente e das comunidades de pessoas ao nosso redor. Agradeça aos clientes e mostre que vocês querem seguir em frente juntos.

Plante uma árvore em nome de cada cliente, doe dinheiro ou equipamentos, peça ajuda às pessoas para descobrirem quais necessidades não atendidas existem na área e nas comunidades próximas a você. As pessoas não esquecerão e apoiarão sua marca no futuro.

Conclusão

É incrível como um simples “Obrigado!” pode ajudar você.

Os sinceros agradecimentos que você oferece aos usuários são as maneiras mais simples de construir um relacionamento duradouro com eles, em uma jornada que pode durar de alguns anos a décadas. Paradoxalmente, poucas empresas optam por agradecer a seus clientes, ou seja, aqueles que realmente apoiam seus negócios.

Sempre é positivo agradecer e fazer seus clientes perceberem como são importantes para você.

Política de privacidade
Utilizamos cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site e melhorar sua experiência. Ao continuar a navegar, você se mostra de acordo com a nossa Política de Privacidade.